quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mushrooms

Um mundo mágico...



O mundo dos fungos é certamente místico! Desde sempre que estão associados aos mais diversos mitos, histórias e lendas como o exemplo da foto abaixo. (Antigamete as pessoas acreditavam que estes anéis apareciam devido as bruxas, acreditava-se que o anel delineava o local onde a bruxa dançou durante a noite!) De elevada importância para os povos que os usavam, os fungos tinham os mais diversos usos para diferentes povos. Alguns eram usados medicinalmente, outros para entrar em contacto com o mundo do espíritos, como comida ou até mesmo para acender as suas fogueiras!









Amanitas Muscaria





Conhecido entre nós das histórias de fadas, bruxas, druidas e duendes, esta é a espécie mais mitica dos cogumelos e explica-se porquê. Altamente tóxico e de características alucinogénicas, com historial que remete a tempos primordiais, era regularmente usado em rituais espirituais por tribos Norte Americanas e alguns povos europeus. Relatórios descrevem que, quando consumido, causa alucinações sérias que podem levar até 8 horas.







Piptoporus betulinus








Este foi um dos pertences achados com Otze, o homem da Idade do Bronze assasinado à 2000 anos A.C. Entre outras coisas, encontrava-se um pedaço de (Piptoporus betulinus) que, segundo análises feitas ao seu corpo, indicam que o consumia como medicamento contra parasitas intestinais. Um dos seus outros usos medicinais é como pensos para feridas usando tiras do cogumelo fresco, que são impressionavelmente eficientes. Pode também ser usado para fazer fogo, sendo previamente seco. Depois da secagem basta cortar raspas ou moer ate ficar em pó. Também era usado como alternativa às tiras de cabedal pelos antigos barbeiros para afiarem as suas navalhas. A nossa experiência pessoal com este cogumelo é super positiva



Boletus Edulis



Encontrado em florestas de Pinheiros, Faias ou em Tufos de musgo (Polytrichum juniperinum) o Boletus é um dos cogumelos mais saborosos que comemos até hoje, crú ou mesmo cozinhado é um excelente alimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário