quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Travis



Informação Geral
Origem: Glasgow
País: Escócia
Gêneros: Britpop, Rock alternativo, Pop rock.
Período de atividade: 1999 - atualmente
Gravadoras: Independente
Pagina Oficial: http://www.travisonline.com/




A banda foi formada em 1991, com o nome de Glass Onion e com três dos atuais quatro integrantes: Fran Healy (vocais), Neil Primrose (bateria) e Andy Dunlop (guitarra). Em 1994 veio a mudanca do nome para Travis, tirado de um personagem do filme "Paris, Texas". E em 1996 integrou a banda como baixista [Dougie Payne], um antigo amigo de Healy da escola de arte, que nunca tinha tocado o instrumento antes. Foi com essa formação que eles gravam "Good Feeling".





Good Feeling (1996–1998)




O álbum "Good Feeling" foi produzido pelo conceituado Steve Lillywhite e lançado pela Independiente, em 1996. Já com esse álbum a banda chamou atenção, tendo boas canções como "Happy", "Good Feeling" e "All I Want to Do Is Rock", além de algumas das tradicionais baladas da banda, como "More Than Us". "Good Feeling" ainda rendeu uma declaração pública de Noel Gallagher, dizendo-se um fã do quarteto.




The Man Who (1999–2000)




No entanto, foi com "The Man Who" que os rapazes de Glasgow conseguiram alcançar o topo das paradas britânicas, especialmente com a canção "Why does it always rain on me". Assim como em "Good Feeling", as canções são românticas e melancólicas, com guitarras um pouco mais suaves que no disco anterior, mas igualmente sentimentais e belas, com um forte apelo pop. A guitarra base, na maioria das vezes, é substituída por um violão, o que deixa as músicas ainda mais melancólicas. Esse álbum saiu em 1999, com produção de Nigel Godrich (Radiohead) e Mike Hedges (Manic Street Preachers) e contou com uma pequena polêmica: a de que a sua primeira faixa, "Writing to Reach You", seria um plágio de "Wonderwall", do Oasis. A introdução é, de fato bem semelhante, mas como se sabendo desta semelhança, a letra da música pergunta: "what´s a Wonderwall anyway?". Quando questionado sobre isso, Healy simplesmente disse "só são acordes".




The Invisible Band (2001–2002)




O terceiro álbum do Travis foi "The Invisible Band", de 2001, também com a produção de Godrich. Este disco confirmou que a banda continuava recheada de romantismo e com o mesmo brilhantismo para fazer melodias leves e penetrantes. O primeiro single de trabalho foi "Sing", uma música bem suave e com um bandolim. A letra foi dedicada à namorada de Healy, pois, segundo ele, ela tinha vergonha de cantar as músicas do Travis que tocavam no rádio. Outros singles lançados foram "Side" e "Flowers in the Window".

Os quatro integrantes de Travis demonstram uma energia muito boa em seus shows, não são apenas uma banda de estúdio. A interpretação das canções no palco soa melhor que nos álbuns, com Healy bem inspirado para cantar suas canções de amor e seus dramas de adolescente.

Em 2001, é lançado no Reino Unido o DVD "More Than Us", que contém uma apresentação da banda em Glasgow. O trabalho é lançado no resto do mundo no ano seguinte.




12 Memories(2003-2005)




Em outubro de 2003 sai o quarto disco do Travis, intitulado "12 Memories". O álbum é recebido de maneira morna pela crítica. Trata-se de um álbum menos acessível do que "The Invisible Band", sem os hits instantâneos que seu anterior trazia. Os singles de "12 Memories" foram "Re-offender", "The Beautiful Occupation" e "Love Will Come Through".


Em 2004, acontece o lançamento de mais um DVD: "At the Palace", que mostra a banda se apresentando no Alexandra Palace, em Londres.



The Boy with No Name (2007–presente)




Com o novo cd " The Boy With No Name" Travis se firma como um lado mais maduro das bandas "sentimentais" do rock, procurando uma rima diferenciada dos demais cds, nem por isso menos pop e com sons bem mais experimentais e harmoniosos; inspirações sonoras que remetem ao "Yo la tengo". O que leva a quem ouve o cd a acompanhar de perto essa brisa sonora proporcionada pela banda como se estivessemos ouvindo tudo através de uma brisa marítima, tamanha suavidade e frescor das faixas.




Discografia




  • 1997 - Good Feeling


  • 1999 - The Man Who


  • 2001 - The Invisible band


  • 2003 - 12 Memories


  • 2004 - The Singles


  • 2007 - The Boy with No Name


  • 2008 - Ode to J Smith











  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário