quinta-feira, 5 de novembro de 2009

21 Desescolarização.

Resumo de Fundamentos da Educação, ref. Ivan Illich, Sociedade sem escolas p. 153

1.Crítica à escola

Com a estrutura sistemática, e as normas a serem cumpridas, a escola se transforma hoje, em uma "prisão", um meio de manter escravos, que são todos aqueles que têm direito à um bom futuro. Algo irônico isso, mas não passa de realidade. A sociedade mantêm uma visão da escola como o único lugar onde se pode aprender, educar, e tornar-se humano. Essa ideologia faz do indivíduo que não tem condições de frequentá-la, inferior.
A escola refere-se principalmente ás crianças, pois, é na infância que se impõem mais facilmente regras a serem cumpridas e assim muito mais fácil de mantê-las em seu desenvolver, mesmo que a escola se refira á esse modo militarizado como um meio de aprender a crescer. Illich afirma que não é na escola que as crianças aprendem, e sim que a maior parte do aprendizado ocorre fora dela.
A escola é vista com "bons olhos" mesmo sem precisar esconder a sua hierarquia. Os alunos estão na escola "para" conhecer o mundo, enquanto os afasta dele, fazendo-os cumprir horários, e desenvolver respeito e por um lado, medo dos professores.

"Nossa sociedade produtivista e burocratizada reduz o indivíduo á consumidor passivo, Illich acusa a escola de ser cúmplice desse estado de coisas, pois ajuda a alimentar o mito do progresso, da competência e do consumo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário