terça-feira, 10 de novembro de 2009

Janela das oportunidades

Um aluno universitário tem uma massa encefálica que pesa cerca de um quilo e quinhentos gramas. Essa substância abriga cem bilhões de celulas nervosas e cada uma delas se liga a milhares de outras em mais de cem trilhões de conexões. É chamada sinapse a relação de contato entre essas células nervosas e é justamente graças a essa trama que nos dá a oportunidade de pensar, recordar, raciocinar e emocionar.
Os neurobiólogos têm denominado esta situação como sendo a criação de "JANELAS DE OPORTUNIDADES" , ou seja, cada experiência vivida em cada período de desenvolvimento da criança realiza conexões entre as células nervosas que cria as condições favoráveis para o surgimento de determinadas capacidades observadas nos adultos.
Assim, Musicalidade, raciocínio lógico-matemático, inteligência espacial, são capacidades que se consolidam na primeira infância, quando a criança está aprendendo a aprender. Em relação ao domínio de linguagem, estas "janelas de oportunidades" se abrem ao nascer e vão até os 10 anos, sendo que após esta idade a dificuldade para se adquirir um novo idioma é a mesma de um adulto, como afirma Patrícia Kuhl da Universidade de Washington.

Em um recém nascido, os dois hemisférios do cérebro ainda não se especializaram. Isso irá acontecer lentamente até os 5 anos, e muito mais rápido até os 16, sabendo que de maneiras desiguais para cada hemisfério e para cada inteligência.

A idéia da janela é positiva, pois, se ela está "escancarada", temos um grande momento para seu estímulo, se está parcialmente "fechada", o estímulo é válido, mas a aprendizagem será um pouco mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário